Voltaire | Robert de Brose
ODE XVII Galimatias Pindarique Sur un carrousel donné par L’Impératrice de Russie (17661) 1 Sors du tombeau, divin Pindare, 10 Mais commence par oublier La Gloire habite de nos jours Sans doute, en dirigeant ta course Tu verras ce peuple volage. 40 Mais il est encor des barbares
Notes dans l’édition originale 1. Le titre que je donne à cette pièce est celui qu'elle a dans les éditions données du vivant de l'auteur, en 1770, 1771, 1775. Quant à la date, c'est celle que lui donnent les éditions de Kehl. Mais je remarquerai que dans les éditions de 1770, 1771, 1775, au lieu de 1766, on lit 1768, date qui me parait plus probable, soit pour époque du carrousel, soit pour époque de la composition de la pièce. Voltaire a fait l'éloge de la magnificence de ce carrousel de Catherine II (dans le chapitre xcix de Essai sur les mœurs). Mais le passage où il en parle n'existait pas encore dans l'édition in-4º, qui est de 1708 : nouvelle raison pour rejeter la date de 1760. (B.) 2. Thalestris, reine des Amazones, sortit de ses États pour venir voir Alexandre le Grand, auquel elle avoua de bonne foi qu'elle désirait avoir des enfants de lui, se croyant digne de donner des héritiers à son empire. Quinle-Curce, (Note de Voltaire, 1770.) 3. Anitus fut le délateur et l'accusateur calomnieux de Socrate. (Id., 1770.) | ODE XVII Baboseiras Pindáricas Para um carrossela dado pela Imperatriz da Rússia (17661) Sai da tumba Píndaro divino Mas começa por esquecer A Glória existe em nossos dias Decerto, dirigindo o olhar Verás um povo mui vaidoso Ainda bárbaros de todos lados Já me apercebo que te imito. Notas da edição original 1. O título que dei à este poema é aquele que ele tem nas edições dadas ainda em vida pelo autor, em 1770, 1771, 1775. Quanto à data, é aquele lhes dão as edições de Kehl. Mas eu notaria que nas edições de 1770, 1771, 1775, ao invés de 1776, lê-se 1768, data que me parece mais provável, seja por ser a época do carrossel, seja por ser a época da composição do poema. Voltaire fez um elogio da magnificiência desse carrossel de Catarina II (no capítulo XCIX do Essai sur les mœurs). Mas a passagem de que ele fala não existia mais na edição in-4º que é aquela de 1708: uma nova razão para rejeitar a data de 1760. (B). 2. Talestrís, rainha das amazonas, saiu de sua terra para ir ver Alexandre o Grande, a quem ela prometeu de boa fé que desejava ter filhos dele, crendo-se digna de dar herdeiros a seu império. Quinte-Curce, (Nota de Voltaire, 1770.) 3. Ânito foi o delator e acusador calunioso de Sócrates. (Id., 1770) |
FONTE: Œuvres complètes de Voltaire: Poésie. Nouvelle Édition conformé par le texte à l’édition de A. J. Quentin Beuchot. Garnier: Paris, 1877, pp. 486-89.
NOTAS DO TRADUTOR:
(a) Esse carrossel foi uma espécie de competição equestre (e não o brinquedo temático) organizada por Catarina II na praça do Palácio de Inverno em São Petesburgo. O carrossel Russo fora inspirado pelas competições equestres dos jogos olímpicos e deveria rivalizar com o grande carrossel montado por Luís XIV em 1662 na praça das Tuileries, em Paris, para celebrar o nascimento do Delfim, bem como com aqueloutro magnífico carrossel organizado em Berlin em 1765 pelo Rei da Prússia, Frederico II, o Grande. O carrossel russo era disposto em três quadrilhas: de eslavos, de romanos, de indianos e de turcos. Cada uma das quadrilhas era encabeçada por um arauto e uma banda, que deveria tocar músicas representativas de suas regiões. Um anfiteatro fora construído na praça do palácio de inverno, onde deveriam se encontrar as quadrilhas. Dali os aristocratas percorreram as raias improvisadas na praça e arredores, decapitando manequins de cera. A grande inovação do carrossel de Catarina era a participação das mulheres. De fato, identificando-se com as mulheres espartanas, a própria Catarina era a capitã do time eslavo e conduzira seu treinamento, daí sua identificação com a amazonas Thalestris por Voltaire. Os líderes das quadrilhas Romana e Indiana eras os irmão Orlov, que ganharam todas as provas. A campeã do time de Catarina foi Natalia Golitsyna (née Chernyshova). Foi ela que serviu de modelo para o romance de Pushkin A Rainha de Espadas. O carrossel serviu de inspiração e sátira para muitos poetas russos, como Vasily Petrov e Gravila Derzhavin. (NARODITSKAYA, I. (2012) Bewitching Russian Opera: The Tsarina from State to Stage. OUP: Oxford, p. 26-28).
(b) Olímpia, local dos jogos olímpicos, ficada na região da Grécia conhecida como Élida.
(c) Catarina II, a Grande, Imperatriz da Rússia, mais adiante identificada com a amazona Thalestris.
(d) Ou seja, para o Oeste, em direção à França.
(e) Píndaro era conhecido por suas inúmeras digressões, intercaladas por provérbios, entre a ocasião da ode, o mito e o louvor ao laudandus.
VERSÕES:
1ª: 26 de novembro de 2018.
2ª: 28 de novembro de 2018:
v. 5: tu que tinhas o talento [tu, que o dom tinhas à mente];
v. 7: tu, que modulavas sabiamente [tu, que moldavas a contento];
v. 9: e sempre admiradas devem ser [e sempre devem ser admiradas];
v. 15: Foi com socos ser golpeados | frente aos [Foi com socos descompensados | lutar pros ];
v. 27-8: o olhar | da Ursa para àquele luminar [a vela | da Ursa para as sete estelas ];
v. 24: ver [achar];
v. 54: Julga os talentos por serviço [dá aos talentos por seu viço];
v. 57: [A alma, a graça, a beleza]
Nenhum comentário:
Postar um comentário